quarta-feira, 16 de julho de 2014

Colóquio Civilização 2014



O Colóquio Civilização é um evento de caráter multidisciplinar, promovido em parceira pela UDESC, a FMP, a USJ e o LEFIS. Recebe submissões de trabalhos provenientes das áreas de filosofia, artes, educação, ciências humanas e sociais aplicadas. O eixo unificador do evento é a atividade reflexiva de interpretação, e sua relação com o ensino e a cultura. O tema da edição de 2014 é Leitura e escrita na construção do conhecimento.
O significado deste tema incorpora a questão da aprendizagem e da investigação, tanto no contexto acadêmico e escolar como no contexto do mundo do trabalho e da sociedade civil. O conhecimento é formulado, adquirido e disseminado, num processo social e individual de constante construção e reconstrução, tendo como meta a adaptação dos indivíduos a uma realidade que está sempre em mudança. As habilidades de leitura e de escrita desempenham um papel tão importante neste cenário, que dificilmente pode ser apreendido numa simples definição. Um legado informacional de enormes proporções se torna acessível ao indivíduo por meio da leitura, da mesma forma como o indivíduo pode participar deste legado, e transformá-lo, por meio da escrita. Leitura e escrita, portanto, são atividades inescapáveis no conjunto de habilidades necessárias para uma vida de aprendizado e investigação. E se tornam habilidades necessárias à própria vida social, na media em que a sociedade cada vez mais se define como um ambiente de transmissão e construção de conhecimento.
Na sociedade atual, marcada pelos artefatos tecnológicos relacionados com o fluxo intenso e veloz da informação, em diversos meios e suportes, as habilidades para aprender e construir conhecimento inevitavelmente sofrem o efeito de tais artefatos. Do mesmo modo, a herança cultural de épocas passadas é acessível às pessoas por meio da linguagem escrita. As forças da inovação e as forças da tradição, contudo, parecem confluir na mesma direção, ao apontar para a importância dos estudiosos refletirem e recontextualizarem o pensamento acerca da leitura e da escrita, como participantes do incessante processo social e individual de construção do conhecimento e da cultura.
O Colóquio Civilização faz o convite a esta reflexão a todos os pesquisadores e estudantes interessados no tema. Espera-se, como nos anos anteriores, criar um espaço acolhedor para a divulgação de uma produção caracterizada pela diversidade e pela qualidade das abordagens.
A Equipe organizadora.

Normas de submissão
1.      Serão aceitas comunicações nas áreas de filosofia, ciências humanas e sociais aplicadas, letras, arte e educação, coerentes com o tema do Colóquio. Serão aceitos trabalhos de autoria de acadêmicos de graduação, desde que em co-autoria com um professor orientador.

2.      Os resumos devem conter até 200 palavras, e dar uma ideia geral dos objetivos, métodos e principais conceitos do trabalho. Devem vir acompanhados de identificação do autor ou autores, vínculo institucional e nível de formação. Devem conter título e palavras-chave, ser redigidos em fonte times new roman, tamanho 12, espaçamento simples e remetidos até 06 de outubro de 2014, em arquivo Word para o endereço:
A comissão organizadora responderá a sua mensagem de e-mail confirmando sua inscrição e submissão do resumo.

3.      Os trabalhos completos para  publicação nos Anais devem ser redigidos em fonte times new roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, com citações e referências no sistema autor-data, em acordo com a normativa vigente. Devem conter resumo e referências das fontes mencionadas. Seu tamanho deve ficar entre 08 e 12 laudas, e ser remetidos até 07 de novembro de 2014, em arquivo Word para o endereço:


4.      Os trabalhos submetidos ao Colóquio Civilização 2014 devem ser inéditos, e podem incluir relatos de pesquisas, ensaios ou relatos de experiências no campo do ensino. Para efeito da publicação dos trabalhos selecionados nos anais do evento, será feito contato com os autores acerca de possíveis revisões e modificações, a critério da comissão editorial. 


              Aguardamos vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário